Convido você, leitor(a), para discutir, produzir e desenvolver juntos o pensamento político em Touros. Sim, este convite também serve para você que não é - e nunca quis ser - político de algum partido. Eis o primeiro ponto que pretendemos ultrapassar, a barreira que nos impede de falar sobre política. A ação política está presente nos mais simples atos de nosso cotidiano. As nossas escolhas são, também, escolhas políticas. O tipo de música que você escuta, a roupa que você usa, a escolha pelo seu time de futebol, sua comida preferida, enfim, tudo é uma escolha política. Portanto, a ação política define as escolhas da humanidade ao longo de sua história. Se você pensa e faz escolhas, você é um ser político.
A política nos remete a outra palavra extremamente conhecida: "Poder". Essa palavra quer dizer muita coisa. Quem nunca presenciou inúmeras brigas, pessoas intrigadas por questões políticas em nossa cidade? Tudo em nome do Poder Político. Este poder conferido por meio da "Política" é também reforçado para adquirir o poder econômico. Talvez aí resida o maior dos desejos por parte de uma minoria da população que insiste em querer permanecer no Poder Político Tourense.
A Política serve - para alguns - como um grande suporte econômico, como se fosse um trampolim para o sucesso financeiro, como se a máquina pública (Prefeitura e Câmara) servisse como cabide de emprego ou "agência de fomento". Não! A máquina pública existe em sua essência para diminuir as desigualdades sociais, tão presente em nosso País, tão forte e triste que até parece invisível.
"DEMOCRACIA DO CONHECIMENTO". Democratizar o conhecimento, neste caso o CONHECIMENTO POLÍTICO, é possibilitar que os integrantes das chamadas classes populares, ou seja, a maioria da nossa população, tenha acesso ao conhecimento político e além disso, que possa opinar e demonstrar suas opiniões, desejos e críticas, demonstrando assim, um verdadeiro ato libertador.
A luta começou. Se estamos vivos, estamos lutando. Se não conseguimos acabar com as desigualdades econômicas, sociais e culturais, que ao menos possamos diminuí-las. Por fim, este é meu convite: Vamos falar sobre política?
Antonio Tenório: Escritor Tourense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário